sábado, 25 de abril de 2009

Entrevista Born to be

bá tarde galera! hoje eu venho com uma entrevista muito bacana, com o David, baixista da banda cristã BORN TO BE. Aguardando a saída de sua single, o baixista fala sobre evolução, oportunismo no underground e preconceito a respeito do conteúdo das músicas!

UM: e aí Dave, como você tá?

Dave: no momento to cansado e preocupado com as provas de amanhã D: (só lembrando que a entrevista foi feita na madrugada de quinta pra sexta dia 26)

UM: caramba, é verdade! amanhã ainda é um dia (in) útil no rio. o principal foco da entrevista é MÚSICA, mas como isso rege nossas vidas de algumas formas, não podemos deixar de relacionar coisa ou outra. então gostaria de saber o que faz (como estudante e como músico)

Dave: Eu estudo enfermagem e graças a Deus estou no 3º ano, agora como músico eu estudei guitarra por 1 ano e meio mais não sei muita coisa na prática, aprendi mesmo foi muita teoria, da minha banda como a maioria das pessoas sabe eu sou baixista e também berro, mas eu também gosto muito de cantar (apesar de não saber nada de vocal em termos de melódico e ter ciência de que canto mal)

UM:quando você começou a se interessar por música?

Dave: quando eu tinha lá meus 5, 6 anos de idade e via o baterista da minha igreja tocando no louvor

UM:sendo você músico, tendo banda, a música influência muito no seu cotidiano, mas em sua vida? como é a pessoa "David" em relação à música e seus momentos?

Dave: sinceramente tem horas que eu não consigo ouvir música, tem horas que eu preciso de silêncio total pra ficar em conexão comigo mesmo, pra poder pensar, refletir e agir.. como por exemplo quando vou estudar ou ler a bíblia

UM:e a sua religião, no que influência na sua música? a banda toda é cristã?

Dave: pelo entendimento que temos em relação a vida, a religião influencia bastante na música mais diria que o que realmente nos influencia na música é Jesus, em varios aspectos e formas diferentes, e sim, a banda toda é cristã

UM: Quando você diz: "O que realmente nos influência na música é Jesus" você está se referindo à doutrina e ensinamentos ou exatamente a figura de Deus? qual é o objetivo das músicas e das letras da Born to be? E como é o processo de composição?

Dave: Me refiro aos dois, nós vemos além do que qualquer um vê em relação a Jesus, nós não O vemos apenas como Deus, nós O enxergamos como o maior líder que já existiu, o homem que criou o maior império da face da Terra.. nos espelhamos na vida e nos feitos dEle também; nosso objetivo com as músicas e letras é além de adorar a Deus levar a palavra a quem precisa ouvir, quem já teve a curiosidade de pedir alguma letra vê que as letras são bem reflexivas; e poxa, a gente faz as letras na maioria das vezes aqui em casa, relatando conflitos com nós mesmos e coisas que vivemos no dia-a-dia sempre buscando mostrar a saída para os conflitos ou problemas, que ao nosso conhecimento é Jesus

UM:falando em conflitos, quais são os grandes conflitos que vocês encontram para expor a música de vocês? existe um preconceito por parte das bandas que abordam temas seculares ou rola uma aceitação bacana?

Dave: até hoje o grande conflito pra gente expor a nossa música foi a falta de dinheiro! no inicio rolava um certo preconceito das bandas, mas foi passageiro, depois de um tempinho curto a gente já tava na cena ao lado das bandas e tudo rola bacana até hoje.

UM:Você disse que faltava grana...ainda rola muita dificuldade com lance de cota e os produtores ainda metem a mão quando acham mais conveniente? se tratando de cena, o que você acha que falta pra todos terem "seu lugar ao sol"?

Dave: sim, os produtores metem a mão e isso é culpa das próprias bandas que abaixam a cabeça ao que lhes é dito. pra todos terem seu lugarzinho na cena acho que falta um pouco mais de fraternidade, falta união entre as bandas, falta um pouco mais de humildade pra quem já ta mais em cima e vergonha na cara de todos!

UM: Se um dia a Born to be chegar a esse status, que você mesmo nomeou, como seria a sua relação com as bandas que estão começando? vocês tem esse 'espírito fraternal de dar apóio e promover os amigos?

Dave: só quem já sofreu nas mãos dos produtores do underground sabe como é ruim, a Born to be tem sim um espírito fraternal de apoiar e promover os amigos
e a nossa relação com as bandas que estão começando não mudaria, somos humildes, provavelmente até aprenderíamos com eles!

UM: Aprendizado é uma coisa que se faz presente, tanto na vida pessoal, quanto na musical. quais foram os aprendizados retirados nesse tempo de banda ?

Dave: foram muitos, se eu for falar de todos aqui vamos ficar a noite toda, vou dizer os principais: família é primordial! nesse mundo capitalista de hoje sem dinheiro não dá! sem irmandade com as demais bandas você não consegue nada! sempre ter apoio, não necessariamente financeiro, mas é bem legal ter alguém sempre te colocando pra cima!

UM: temos ciência de que o amadurecimento é um fruto de todo aprendizado, isso para uma banda é primordial. quais são os frutos desse amadurecimento pra banda? Quais são, também, as novidades que podemos esperar da "BTB"?

Dave: esse amadurecimento pra "BTB" veio de várias formas, desde termos decido não tocar mais favorecendo a venda de ingressos até a forma que estamos visando as novas composições. olha, sei que demorou, que muita gente ta achando que a gente ta enrolando, mas a principal novidade no momento é a música que ta pra sair e o myspace que vai sair bonitão, isso pra agora! para o futuro, visamos estar com mais 3 músicas na net até o final do ano e uma quarta junto com uma banda da cena (não era pra ter dito, rsrs) sem contar as fotos novas que a todo momento a gente vai postando!

UM: Aaaah agora agente quer saber cara! Sabemos que a "BTB" tem 'fortes aliadas' na batalha, mas prefirimos não levantar suspeitas. mas você pode adiantar o nome da música?

Dave: ainda não tem nada pronto, foi conversado com a banda e ambos lados mostraram interesse... a música vai ser feita com os 9 juntos (olha a dica que eu dei em), e letrada com todos juntos também!

UM: mas e a música de vocês que está sendo mixada, qual o nome? e o que podemos esperar dela?

Dave: o nome dela é "Meu medo, seu pesadelo". Não acho legal criar uma expectativa muito grande sobre algo, porque se não for do agrado de todos a frutração é maior. eu digo que a banda adorou a música e tudo o que foi feito nela. Nós gostamos muito e esperamos agradar a toda essa galera da cena!

UM: Bom David, o papo foi demais cara! quer deixar o endereço da comunidade, fotolog ou qualquer meio de contato pra galera poder conhecer um pouco mais sobre a banda?

Dave: ow mano, vou deixar o fotolog e o link da comuna porque o myspace ta vindo ainda.. então o fotolog é http://fotolog.com/btbrock lá tem a agenda da banda e as novas e o link da comuna é http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=69714413 e na comuna tem um tópico que não falamos nada com nada e alguns outros construtivos, valeu pelo papo o/

UM:agente que agradece cara! quer deixar algum recado pros fãs, amigos da banda ou até pra aqueles que não conhecem a banda ou a Palavra de Deus?

Dave: Gostaria de agradescer a galera que ta nos apoiando, tanto indo nos shows como em oração.. pra gente isso é muito importante e queria deixar um recado pra quem não conhece a Deus.. queria falar pra você, que você só não aceita a Jesus como salvador na tua vida, como a minha banda fez, porque você sabe que Ele vai mudar radicalmente a sua vida e tem medo dessa mudança DDD:
abração ae o/

Então garotada, espero que tenham curtido a entrevista e continuem nos acompanhando que em breve tem mais. bjo do tio!

Entrevista por Lorran Soares

5 comentários: